23

abr

Zabbix, a melhor opção para o monitoramento de seu ambiente!

Postado por Italo Zucareli

O Zabbix é uma poderosa ferramenta de monitoramento de redes, servidores e serviços.

Ela é toda desenvolvida para monitorar a disponibilidade, experiência de usuário e a qualidade dos serviços de uma rede ou programa.

Sua arquitetura conta com uma grande flexibilidade de módulos, garantindo que a ferramenta possa ser utilizada para monitoramentos convencionais, para o acompanhamento de desempenho de aplicações, além de também poder ser usada para análise de experiências.

Entre as suas facilidades está uma interface completamente Web para a exibição e administração de dados. Ela também oferece alertas através de SMS, e-mails e abertura de chamadas em sistemas de helpdesk.

Também é possível programar ações automáticas de reinício de serviços e sistemas, atualizações e muitas outras.

 

 

O monitoramento sem agente (agentless), também está presente nas ferramentas do Zabbix, assim como funções de descoberta automática de itens e descoberta de métricas em itens monitorados (low level discovery).


  • Autodescoberta de servidores e dispositivos de rede
  • Monitoração distribuída com a administração centralizada via WEB
  • Suporte para mecanismo de pooling e trapping
  • Aplicação-servidor compatível com Linux, Solaris, HP-UX, AIX, BSD Livre, Open BSD, Mac OS X
  • Aplicação cliente de alta performance compatível com Linux, Solaris, HP-UX, AIX, BSD Livre, Open BSD,
    OS X, Tru64/OSF1, NT4.0, Windows 2000, Windows 2003, Windows XP, Windows Vista e Windows 7, Windows 8 e Windows 10
  • Monitoramento sem agente
  • Autenticação segura de usuário
  • Permissões flexíveis de usuário
  • Interface baseada em web
  • Notificação por e-mail, SMS flexível de eventos predefinidos
  • Visualização em alto nível dos recursos monitorados a nível gerencial
  • Auditoria e Relatórios

 

Todas essas funções aliadas ao fato do Zabbix ser uma solução completamente open source, fazem da ferramenta a opção principal para muitos administradores de rede que precisam monitorar alguns aspectos da experiência de usuário.

 

 

Arquitetura do Zabbix

 


 

Zabbix é composto de vários componentes, conforme demonstrado na figura acima;

Zabbix Server – Este é o centro do Software Zabbix. O servidor pode verificar remotamente os serviços de rede (como servidores web e servidores de e-mail), utilizando controles simples. Ele é o componente central para o qual os agentes reportam a disponibilidade, integridade de informações e estatísticas dos servidores.

É nele que toda a configuração, estatísticas e dados operacionais são armazenados, sendo o componente que participará ativamente alertando os administradores quando surgirem problemas em qualquer um dos sistemas monitorados;

Zabbix Proxy – É uma parte adicional da implantação do Zabbix. O Proxy coleta dados de desempenho e disponibilidade, em nome do Zabbix Server. Todos os dados coletados localmente são transferidos para o Zabbix Server Proxy.

O Zabbix Proxy é uma solução ideal para um controle centralizado de locais remotos, filiais, não havendo a necessidade dos administradores de redes locais;

Zabbix Agent – A fim de acompanhar ativamente recursos e aplicações locais (como discos rígidos, memória, processador, etc.) em sistemas em rede, os sistemas devem executar o Agente Zabbix. O agente vai reunir informações operacionais do sistema em que está em execução, e informar esses dados ao Zabbix para posterior processamento.

Em caso de falhas (como um disco rígido estar lotado, ou um processo cair), o servidor Zabbix pode ativamente alertar os administradores da máquina que relatou o problema;
Interface Web – Permite fácil acesso aos dados de monitoração e configuração do Zabbix em qualquer lugar e em qualquer plataforma.

A interface é uma parte do servidor Zabbix, e é geralmente (mas não necessariamente) executada na mesma máquina física como uma execução do servidor Zabbix.

O Zabbix é extremamente comum nas redes com servidores Linux.

Atualmente o Zabbix está na versão 3.2.

 

 

 

 

GOSTOU? QUER SABER UM POUCO MAIS?

ENTRE EM CONTATO CONOSCO E NÃO DEIXE DE ACOMPANHAR!

 

 

 

 

 

Fonte: Ninja do Linux


Deseja comentar este post?

Desenvolvimento: Eduardo Antunes